sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Conhece-te a ti mesmo

Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância – como sendo o ápice da sabedoria. (Sócrates)

Sem intenção nenhuma de filosofar...mas já filosofando...me faço sempre a mesma pergunta nos meus momentos de aflição...: Vivi, tu te conheces o suficiente para saber qual caminho escolher?

Me lembro de alguns momentos onde me deparei em uma encruzilhada (e não para fazer despachos), mas para escolher qual estrada percorrer: A ou B?

Lembro de pensar diversas vezes na seguinte frase: “Uma escolha – Uma renuncia”.

Temos que renunciar algo para obtermos o que queremos.

O que é importante hoje pode ser fundamental amanha. O que é fundamental hoje, pode ser totalmente banal amanha.

Analisar a vida, o momento, pelo o que ele é, pelo o que oferece e pelo o que esperamos dele naquele exato instante.

Tudo passa, e as experiências permanecem.

Se foram experiências boas, frutos virão e se transformarão em outros frutos e em outros momentos de enorme crescimento pessoal. Por outro lado, se as experiências vividas forem fracas, sem deixar sinais bons para o futuro, poderá acontecer o inevitável...recair nos mesmos erros.

Errar o que já sabemos que é errado é como colocar um sapato que sabemos que vai doer, mas em prol da beleza usamos, e acabamos descalços no melhor da festa.

Não temos muito tempo para aprendermos com nossos próprios erros, por isso, acho muito legal uma frase que li uma vez:

“Aprenda com os erros dos outros também, não temos tempo suficiente para aprendermos somente com os nossos erros”.

Fica ai entao a minha dica...Quer errar, erre sozinho! Quer ser feliz, compartilhe, seja feliz com alguém ao lado.


1 comentário: